Um valor para o Zero

O número zero andava triste por aí. O número cinco, percebeu a tristeza do amigo e resolveu perguntar o que tinha acontecido. --Oi zero! Tudo bem?—

--Nada bem! Você já viu que eu não tenho valor nenhum? Nem uma divisão dá para fazer comigo. Na calculadora, o valor nunca dá certo,"operação inválida"! Snif! Snif!      Cinco ficou com dó do numerozinho, e, resolveu achar um valor para ele. Logo, chamou alguns de seus amigo: o um, o dois, o três, o quatro, o seis e o sete. O oito e o nove não, pois são maiores e não concordariam com a idéia.

--Atenção pessoal!!! O nosso amiguinho zero está muito triste!--iniciava cinco.

--Nossa, porquê?--perguntava sete. --Todos os números tem valor, né? O zero ele não tem! Ele é... Zero! Então, vamos achar um valor para ele?--falava cinco.

Sim! Falavam todos em coro. --O que será que o cinco está aprontando, hein?--perguntava nove desconfiado. --Não faço a menor ideia!--respondeu oito.—

--Já falava quatro, na vila dos números maiores de dez: --eu conheço este lugar como a palma da minha mão. Eu venho sempre aqui para ver meus primos e meus tios maiores de dez.--continuava quatro. --Meu primo se chama dezesseis e... --Para quatro!--dizia cinco, cansado de quatro falando de sua família inteira. Mas o número ainda insistia:

--Eu vou pedir para ele emprestar o número dele para o zero! Que tal?-- todo mundo concordou com a ideia, mas sete lembrou de um porém: como ele vai dar o número dele? É, o plano do quatro não deu certo mesmo... Até que o "senhor inteligência nº7”, teve uma ideia: vamos para o bairro das centenas! --aqui é onde mora meu bisavô, o setecentos, cem vezes maior que eu! Como ele é velho, é sábio, ele poderia emprestar uma centena dele!--explicava sete. Mas logo, seis respondeu: --Mas aí, ele ficaria seiscentos!--. Sete não tinha reparado nisso. O oito e o nove encontraram o um, que não sabia guardar segredo. --Oi unzinho bonitinho! Tudo bem?--começava oito. --então, o que o cinco está fazendo?--continuava nove. --Oi oito! Oi nove! Eu estou bem sim. Ah, o cinco e os outros números estão procurando um valor para o zero! Quer vir com a gente?--respondia um. --Sim!--disse nove. "Já sei como vou mostrar que o zero tem valor!"-pensava nove. --Oi gente!--começava oito--vamos para a cidade dos milhões. Ao chegar lá, nove entrou na casa do “um milhão”, e nove começava a explicar: --olha, vocês sabiam que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero? E que zero é um número que tem ou não tem valor dependendo da posição dele? É que vocês ainda não viram o...--vai explicando nove. –“um milhão”!--falam todos em coro. --pelo menor que sejam os números, eles sempre tem valor!--termina oito. Fim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia